Hoje em dia, uma pessoa adulta precisa ser multi-facetado, ou seja, ter varias faces, varias maneiras de agir diferentes de acordo com o ambiente, precisar ser como um camaleão, muda de acordo com o ambiente.
Da mesma maneira que o camaleão fica azul se ficar contra uma parede azul, nos humanos devemos mudar de acordo com o local onde estamos, mas isso não significa que nos tornemos pessoas diferentes ou não sejamos nos mesmos, nos simplesmente devemos ser sérios quando precisar ser sérios, alegres quando precisar ser, responsável quando precisar ser, e assim por diante.
Eu por exemplo sou uma pessoa muito diferente quando estou com um certo grupo de amigos, do que quando estou com outro grupo, porque os grupos tem faixa etária diferente e os papos mudam muito, e também sou diferente quando estou no curso, diferente quando estou no trabalho e diferente quando falo com alguém mais velho ou alguém importante.
Mas o fato e que um dia todos crescemos e somos forçados a mudar, deixar de ser aquela criança que joga bola todo fim de semana e vive na casa dos amigos, e nos tornamos aquele homem que estuda pra faculdade, esta preocupado em dar um bom lar pra pessoa amada e pensa no nome dos filhos quando tiver, e esta em busca de algum sonho maior. O baque dessa mudança de fases e muito dura, tanto pra pessoa quanto para os amigos da pessoa, é difícil ver um amigo seu crescendo e pensando em trabalhar pra juntar dinheiro e dar entrada em uma casa, da mesma forma que é difícil estar planejando comprar uma casa e ir na casa dos amigos e eles estão falando assuntos super infantis, mas ai que está o ponto crucial da historia.
Amigos são pessoas que são companheiras, nos ajudam, nos apoiam, nos dão esporro, sorriem, choram, brigam, nos entendem, mas sempre estão juntos, independente dos problemas, estão sempre juntos. Mudar, todos vamos, todos nós um dia seremos adultos responsáveis pela vida de outras pessoas, como mulher/homem, filhos, mães e pais e etc., e seremos forçados a nos tornar sérios durante a maior parte do dia, viver zoando o dia inteiro indo na casa dos amigos quase todo dia sem se preocupar com nada já e algo que não pertence mais ao seu cotidiano e você tem que se acostumar com isso, não tem jeito. Seus amigos vão notar as mudanças, vão estranhar e sentir sua falta, mas eles terão o momento deles também, e enquanto não chegam lá, eles tem que tentar entender você, ninguém vive pra si só, e quando essa fase da vida chega, não a muito o que fazer, é mudar e se adaptar ao ambiente, ou ser devorado pela sociedade e morar com a mãe o resto da vida. E duvido que alguém queira este destino pra si.
Porem, esta moeda tem dois lados, da mesma maneira que seus amigos tem que te entender, e saber que a sua hora também vai chegar, você tem que entender o lado deles, saber lidar com isso, e se preza pela amizade deles, pretende continuar com ela, você tem que aprender a ser multi-facetado, ser sério quando tiver que cuidar da sua vida, e brincalhão quando tiver com eles.
Amigos são muito importantes, algo que eu jamais conseguiria viver sem, porém não dá pra estar com eles sempre, a vida não me deixa mais ser o mesmo Matheus de 15 anos, porém isso não significa que eu tenha mudado minha personalidade ou que não ligue pra amizade deles, amo eles isso é inegável, mais ainda sim minha vida e a vida das pessoas que eu protejo sempre virá primeiro. Jamais vou abandonar vocês mas já não da pra passar o mesmo tempo com vocês que passava antes, mas garanto que sempre que puder, estarei ai com vocês enchendo seus sacos =P